PROGRAMAÇÃO | CAMPO ABERTO 2024 - CICLO I
Evento de ateliês abertos que compartilha com o público os processos de pesquisa do primeiro ciclo de residentes do Pivô Pesquisa 2024.

A programação do encontro conta com conversas, leituras poéticas, ensaios abertos, performances entre outras modalidades de troca que os residentes organizaram coletivamente para apresentar os desdobramentos dos seus processos no programa de residência artística do Pivô.

O Ciclo I tem participação de Sergio Chavarria, Soñ Gweha, María Carri, Bruno Moreno, Dariane Martiól, Gabz 404, Gisele Lima e Kent Chan.

A coordenação geral do Pivô Pesquisa 2024 é de Mônica Hoff e equipe do Pivô.

📍Campo Aberto
25 e 26 de maio, 2024
Sábado 13h - 19h | Domingo 12h - 18h
Edifício Copan, loja 54, 1º andar | Av. Ipiranga, 200
Entrada gratuita

Indicação Prêmio Pipa 2024
THE NEBULA LAB
Exploring Neptunian Un/Reality through Photography & Image
  

In 2024, Neptune will hover at Pisces’ anaretic* degree (29º), signifying a time of dissolve and transition in a cycle that began in 2011.
In this creative astrology lab, we will explore the generational influences of Neptune and its associations with photography, visual art and the (un)shaping of reality through imagery and media.
Join us for this Neptunian journey, as we navigate the dissolution and re/shaping of reality and co-create a visual archive that transcends the boundaries of individual expression.

Click here to learn more
Todo corpo em deslocamento tem trajetória
13ª Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, com curadoria de Lívia Aquino
Espaço Cultural Casa das Onze Janelas
R. Siqueira Mendes - Cidade Velha, Belém - PA
Abertura 26/04/24 às 19h
Visitação de terça-feira a domingo, das 09h às 17h.
CAMPO ESTUDOS DA IMAGEM
Este é um seminário e grupo de estudos dedicado às imagens. Por 4 meses, você submerge nocauniverso da pesquisa, dos processos criativos, das metodologias e das prátis manuais, explorando etapas de trabalho fundamentais e temas indispensáveis ao pensamento artístico contemporâneo.
Os encontros por vídeo chamada iniciam com uma palestra, seguida de conversa com artista. Depois o grupo desenvolve seus projetos enquanto debate sobre os exercícios da semana

Você pode atender ao grupo de estudos prático, ou enquanto ouvinte. Também é possível assistir ao seminário, ou às palestras isoladas. À todos grupos minoritários, são oferecidas bolsas “pague o que puder”.

Para nosso ciclo de palestras, um time incrível de artistas: André Penteado, Bárbara Wagner, Benjamin De Burca, Claudia Jaguaribe, Daniel Iglesias, Daniele Queiroz, Elidayana, Alexandrino, Francilins Castilho Leal, Gabz 404, Leo Caobelli Marina Feldheus, Rosângela Rennó, Val Souza e Walter Costa.

O Campo acontece às Quintas-Feiras, de 22 de Fevereiro à 06 de Junho.


Clique aqui para se increver e saber mais
Visionar o Futuro é a Única Forma de Criá-lo
Vernissage: 24/11
Visitação de 25/11/2023 a 04/02/2024, de terça a domingo, das 10h às 20h 
Galeria Virgílio Calegari - Casa de Cultura Mário Quintana 

Rua dos Andradas, 736 - Centro Histórico, Porto Alegre/RS
Quando foi que você percebeu que existia? Qual futuro você imagina? Qual futuro você quer viver?
Assim como o corpo trans, o futuro não vem pronto, embalado a vácuo, inócuo, como se não dependesse do que veio antes. Encaramos essa visão do futuro com os pés no chão, permitindo-nos sonhar sem esquecer tudo o que é e o que já foi. Visionamos e vivemos esse processo.

Resultado de uma residência artística conduzida por Gabz 404 e Morgan Lemes que estimulou pessoas trans a um exercício de imaginação radical para criar futuros livres de sistemas cisnormativos e de uma narrativa de violência, a coletiva reúne obras de Kaindé Kainã Arvoredo, Loba, Sue Gonçalves, Vicente Lara, Zaire Rodrigues, Gabz 404 e Morgan Lemes.

Matéria aqui




XVI PRÊMIO AÇORIANOS DE ARTES PLÁSTICAS
Zines ser trans são selecionados e finalistas na categoria Destaque Publicações / Livro de Artista.


​​​​​​​

Kamba

Museu da Diversidade Sexual de São Paulo
Sem distinção de gênero, a palavra Kamba reúne uma multiplicidade de sentidos. Com origem no idioma quimbundo, uma dentre muitas línguas faladas em Angola, na África, significa aquelas/es que se unem por amizade, irmandade e/ou companheirismo. 
Kamba: dissidência coletiva reuniu 6 coletivos selecionados via edital, cujo ponto de partida foram as alianças construídas entre pessoas de diferentes marcadores sociais, de diversidade sexual, afetiva e de gênero, dispostas a criação e atuação conjunta.

Acesse aqui

Novas Masculinidades
Exposição coletiva Balam

Visitação de 01-08/12/23
Instituto de Arquitetos do Brasil, R. Bento Freitas, 306 - 4º andar - Vila Buarque, São Paulo/SP

Desmoronamento
Exposição two-person
Vernissage: 07/10/23
Visitação de 07/10 a 26/11/23
Retrato Espaço Cultural, R. Santa Cristina, 6 - Santa Teresa, Rio de Janeiro/RJ
"Desmoronamento" é uma exibição two-person de Gabz 404 e Masina Pinheiro & Gal Cipreste. 
Tal qual um desmoronamento, a exposição procura questionar o que significa ser natural e desfazer o que é esperado quando se fala em transgeneridade/pessoas trans/dissidência de gênero. Es artistes trazem instalações de vídeo, fotografia, som e escultura que desestabilizam a noção de retrato no contexto compulsório.
O legado da dissidência (que foge a uma heterocisnormatividade) é também um legado de constrangimento, de silêncios, e muitas vezes alimentado por acontecimentos indizíveis, fora da ontologia "universal".
Talvez seja muito mais fácil se entender quando se olha através de alguém que também está em processo de busca. Através de uma pesquisa sobre entrelaçamento de autobiografias diversas nesse contexto, a partilha do rosto, das infâncias, das memórias e da presença ou não da voz, do silêncio, somos convidades a experimentar um novo lugar, um não-lugar onde as experiências que foram empurradas para um espaço coletivo podem agora receber proteção. Criamos um altar de fogo para repartir processos de cura.
A exposição acontece no Retrato Espaço Cultural e tem o apoio da Pandora Pix e Hocus Pocus.

SELF IN 4 DIRECTIONS: Exploring Astrology Through Self-Portraiture

In this Leo Season Art & Astrology workshop series, we’ll explore the craft of self-portraiture as an opportunity to learn about and become more intimate with the expressions of the cardinal angles in our birth charts.

Click here to learn more:

https://community.embodiedastrology.com/c/welcome-materials-self-in-four-directions/​​​​​​​
Exposição o seu reflexo na água: narrativas de gênero no fotolivro


“Um reflexo na água” é a metáfora que Masina Pinheiro recorre para nomear uma das exposições da IMAGINÁRIA_, que reúne mais de 40 publicações em torno do temas desobediência de gênero, infância LGBTQIAPN+ e outras dissidências que permeiam identidades não-normativas e historicamente marginalizadas. Um reflexo na água: uma imagem turva, indefinida e fraturada, arquitetada por fotógrafos que expandem as fronteiras de gênero, e por vezes do corpo, concebida pelo mundo cishetero.

A IMAGINÁRIA_’03 acontece de 16 a 20 de agosto de 2023 das 14h às 19h, no Edifício Vera, à rua Álvares Penteado, 87, São Paulo. A exposição o seu reflexo na água será sediada pelo Vórtice Cultural, localizado no 7º andar.

No dia 17/08, às 16h, a IMAGINÁRIA realizará uma conversa com curadore Masina Pinheiro, artistas Gabz 404 e Régis Amora e mediada por Daniela Moura, seguida de visita guiada.


Feira de Impressos Sesc RJ
Além de estar expondo os zines do projeto ser trans e o zine queda livre e um segredo durante toda a feira, também participo da conversa As cartografias sonhadas que nós vemos dentro da programação:
“ser capaz de ver através dos sonhos e cartografar, a partir daí, novas possibilidades de existências é processo que exige invenções de nós e dos espelhos que criamos como fotografias. Nesse encontro, Gabz 404, Joelington Rios, Thiago Saraiva e Ana Lira apresentam suas próprias formas de cartografias, nas quais quilombo, periferia e contínua dissidência atuam como modos criativos.”
A mesa de conversa será no 22/julho/2023 às 14h. Toda a programação ocorre na Arena de Patinação do Centro Cultural Sesc Quitandinha, que fica na Av. Joaquim Rolla, nº 2. Petrópolis – RJ. 
Conexões para além das fronteiras: explorando redes com Gabz 404

Live com Poli.Lab - CECIP (Centro de Criação de Imagem Popular) onde Gabz conversa sobre redes nos seus diversos significados, dando um foco maior a como gerencia mídias e cria conteúdos para o instagram do projeto ser trans.



No programa de hoje: Gabz 404 - Inteligência Artificial & Iconografias Trans

Entrevista com Gabriel Cabral para podcast No programa de hoje
"Neste episódio conversei com Gabz 404, fotógrafo, artista visual, editor, ativista, trans não-binário a frente do projeto Ser Trans, que celebra e enaltece a beleza de pessoas trans, travestis e não-binárias através de ensaios fotográficos e entrevistas. Ainda sobre o tema, Gabz vem desenvolvendo uma pesquisa com e sobra as presentes ferramentas de inteligência artificial geradoras de imagem e texto." 

Eu, você e todes nós

Exposição coletiva
Curadoria: Sissa Aneleh e Renata Martins
Visitação de 12 a 14/05/23
Kunstmuseum Bochum - Kortumstraße 147, 44787 Bochum, Alemanha


Visitação de 12 a 21/05/23
Bobiennale (Bienal de Arte de Bochum) - AI, AR, VR, Meta

https://www.bobiennale.de/



ser trans: des/identidades e impermanência

Exposição individual
Vernissage: 14/03/23
Visitação de 14/03 a 29/04/23
Espaço Força e Luz, Rua dos Andradas, 1233, Centro Histórico, Porto Alegre/RS


Quem tem direito a ter suas identidades e memórias preservadas?
Nessa exposição, fotografias são impressas e coladas em lambe-lambe na parede, forçando a aderência da materialidade e sua posterior destruição. Assim, a efemeridade da vida e a necessidade de preservação das memórias se revela.
ser trans é um projeto de ativismo artístico que celebra a vida de pessoas trans, não-binárias e travestis a partir de ensaios fotográficos e entrevistas. Saiba mais sobre o projeto aqui.

​​​​​​​

Antropia Nacional.
Exposição coletiva de 8 de dezembro/2022 a 10 de fevereiro de 2023.

Galeria Plexi, Rua Patizal, 76 - Vila Madalena - São Paulo/SP

Essa mostra é resultado do trabalho de curadoria, entre 130 propostas, de obras de arte que discutem e tensionam aspectos antropológicos e históricos de populações em nosso país-mãe e os diversos elementos que compõem nosso imaginário cultural, com intuito de refletir sobre o cenário do fazer artístico contemporâneo no Brasil e estimular a profusão de novos nomes da cena artística.


Zine do ser trans no IMS Paulista são expostos e catalogados na biblioteca do Instituto Moreira Salles SP após seleção em convocatória da Revista Zum.

Após seleção na convocatória de fotolivros da Revista Zum 2022, zines do ser trans ficam em exposição de dezembro/22 a fevereiro/23 na entrada da biblioteca do Instituto Moreira Salles Paulista (SP). Os zines foram acervados e fazem parte do catálogo da Biblioteca, podendo ser acessados gratuitamente pelo público a qualquer momento. Basta buscar pelo nome na consulta do catálogo para encontrá-los no acervo.
Zines do projeto fotográfico ser trans.
Três edições:
_ser trans #01

_ser trans #02
_ser trans #03

Talvez você precise de espaço para contemplação. 

Em exposição de 2 de novembro a 21 de março de 2022.
Espaço Not Meat, Rua Vieira de Castro, 54. Porto Alegre - RS
Terças a domingos 11:30-15h e 18h-22h.
Eu, você e todes nós. 
Metaverso do Museu das Mulheres.
Visitação: 08 de outubro a 04 de dezembro de 2022. Gratuito e aberto 24h. 

Acesse a exposição clicando aqui ]



ser trans na exposição No Âmago da Transgressão: Histórias Trans no Rio Grande do Sul. 
Julho a agosto de 2022. Memorial do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre - RS

Saiba mais em @amagotrans
ser transna exposição Retrato de Família.
Estréia na Noite dos Museus 21 de maio de 2022 no DMAE.
Junho a agosto de 2022. Galeria do Goethe Institut, em Porto Alegre - RS
Back to Top