No dia 13/12, a organização VoteLGBT, em parceria com a ONG Somos, divulgou um levantamento inédito de dados sobre a população LGBT+ de Porto Alegre, incluindo um mapa colaborativo de espaços seguros.
A pesquisa ouviu 473 pessoas que participaram da recente Parada Livre de Porto Alegre, além de entrevistar 15 lideranças LGBT+ sociais e políticas do território. O 28% dos participantes admitiram evitar gestos de afeto público por medo de retaliação, ressaltando a existência de desafios que permeiam a vida cotidiana da comunidade LGBT+ em Porto Alegre.
No evento, também foi lançado o Mapa LGBT+ de Porto Alegre, uma ferramenta online e interativa, que destaca cerca de 120 recursos e espaços acolhedores para a comunidade LGBT+, que envolvem cultura, mobilização social, serviços de políticas públicas, contribuindo para uma cidade mais inclusiva e segura.
Desde sua criação em 2014, o VoteLGBT tem se dedicado à ampliação da representatividade LGBT+ em diversos espaços, principalmente na política, entendendo que a democracia se constrói com diversidade, de maneira interseccional com gênero e raça.